Há 20 anos Pamela lançava o CD "Um Passo ao Céu", marcando uma geração de jovens e adolescentes
O ano de 2022 marca duas décadas de lançamento do CD "Um Passo Ao Céu", quarto álbum de Pamela, que marcou uma geração de jovens e adolescentes cristãos.
Consciente de seu ministério musical desde os oito anos de idade, a cantora lançou ainda na adolescência dois álbuns de forma independente: "Decisão" e "Tua Presença", ambos produzidos pelo seu próprio pai e ainda como Pamala, seu nome verdadeiro.
Já em 2001, com o nome artístico que a popularizou, lançou o CD "Tudo Que Sou", que lhe apresentou a várias regiões do país, graças ao sucesso de "Desde o Primeiro Momento", versão em português do sucesso "From This Moment On", de Shania Twain, com participação de Willian Nascimento.
Por essa época, a música ao redor do mundo passava pela febre do Teen Pop, liderada pelo sucesso de nomes como Britney Spears, Christina Aguilera e Backstreet Boys, artistas estes que conquistaram os jovens e adolescentes.
De olho nas tendências mundiais, a gravadora MK Music queria uma artista que conversasse com a mesma faixa etária, mas direcionada para o público cristão.
Conhecendo o trabalho de Pamela, a gravadora MK Music tomou a decisão de arcar com os custos da rescisão contratual da cantora, que até então era da Zekap Gospel, contratando a artista para o seu cast, que já contava com grandes nomes, a exemplo de Cassiane, Fernanda Brum e Kleber Lucas.
"Minha vida mudou, radicalmente. A Yvelise, Marina e Téia começaram a brincar de boneca comigo. Eles queriam uma cantora teen, não tinha. Eles foram muito inteligentes, na época era Sandy e Junior que bombavam, e a gente precisava pôr uma Sandy meio Britney para poder falar com os adolescentes cristãos, e isso foi o máximo. Eu entrei super pop, vestindo aquelas roupas legais, eles realmente queriam que eu fosse uma popstar, uma coisa diferente. E aí eles fizeram todas aquelas referências de encarte, de fotos", declarou a cantora em entrevista ao Super Gospel.
Com produção de Wagner Carvalho, "Um Passo ao Céu" foi lançado em 23 de setembro de 2002, marcando a estreia da artista pela gravadora MK Music.
A música título rapidamente foi caindo no gosto do público alvo e fortaleceu o nome da cantora graças ao sucesso do videoclipe, que foi transmitido várias vezes em rede nacional, através do programa Conexão Gospel, que à época, era televisionado pela Rede TV.
Mas foi "Caminho da Perfeição" que corroborou para o impacto da cantora entre os jovens e adolescentes da época, ganhando as rádios de todo o país lentamente.
Ao mesmo tempo, a canção entrava nas igrejas através dos grupos de coreografia, algo ainda visto por muitos como um tabu no meio cristão.
Mas em 2003 não teve jeito, a música ganhou uma versão remixada com batida de funk para apresentar ao público o projeto "Os Arrebatados", que relançava sucessos dos cantores da MK Music de forma dançante.
A nova versão explodiu mais ainda, e tomou conta dos discmans e MP3 Players dos jovens da época, quebrando de vez todos os tabus em relação a qual gênero musical uma canção deve pertencer para ser considerada gospel.
A quinta faixa do álbum intitulada "Um Verso de Amor" ganhou rapidamente as rádios de todo o país, figurando entre as mais pedidas de várias emissoras por mais de um ano.
Com participação do cantor Alex Gonzaga - em começo de carreira solo, após anos como integrante da banda Novo Som - a música se consagrou entre o público, sendo entoada até os dias de hoje em diversos noivados, casamentos e bodas, justificando sua inclusão na nona edição da coletânea romântica Amo Você, lançada em 2003.
O impacto da canção foi crucial para tornar Pamela um dos nomes da música cristã mais consagrados entre o público secular, através de suas músicas românticas.
A carreira de Pamela seguiu crescente com o lançamento posterior dos álbuns "A Chuva" e "Sal e Luz", ambos certificados como Disco de Ouro por mais de 50 mil cópias vendidas em todo o país, rendendo sucessos como "Você me Conquistou", "A Chuva" e "Contar as Estrelas".
A cantora se consagrou mais tarde como o primeiro nome cristão brasileiro a ser indicado ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Espanhola, com um CD que trazia versões em espanhol de seus maiores sucessos em português.
Mas, e você, qual sua música favorita do "Um Passo Ao Céu"?
Deixe o seu comentário!