Saiba como tocar as músicas da sua banda no Spotify, iTunes, etc.
(1ª parte)
Por Beto
Byron
Segundo o
IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), no ano de 2015, pela
primeira vez a música por streaming ultrapassou as vendas de cds físicos no
mercado fonográfico mundial gerando US$15 bilhões em faturamento. As vendas
aumentaram em 3,2% devido ao enorme aumento de assinaturas nos serviços de
streaming. Foi a primeira vez que esse fato foi observado desde 1998. Foi
também a primeira vez em que a música online com 45% das vendas, superou as
vendas dos cds físicos que ficaram com apenas 39%.
Pra bom
entendedor isso significa que as mídias físicas estão com os seus dias
contados.
Então
significa que podemos dar adeus aos futuros lançamentos daqueles cdzinhos que
você costumava colecionar!
Com isso
tudo, o mercado fonográfico mudou. As gravadoras mudaram, a forma de se
recolher direitos autorais e editoriais também teve que se adaptar a nova era
da música online, e principalmente a forma de se divulgar os artistas!
Curiosamente
o mercado de música gospel do Brasil ainda é um dos que mais fabrica mídia
física no mundo. Mas mesmo assim vem ingressando mais e mais não somente nos
players de música streaming, mas também utilizando-se cada vez mais do dos
players de vídeo como Youtube, Vimeo, etc. para promover seus artistas e
produtos. Uma nova tendência das gravadoras são os vídeos promocionais “live
sessions” onde supostamente tudo é feito ao-vivo. Mas na prática nem sempre é
isso que acontece.
As rádios
que eram a MECA do estrelato de qualquer artista durante décadas, ou seja, se o
artista não tocasse no rádio, estava fora do mercado, agora também pouco a
pouco vão perdendo seu espaço e seu poder de fogo para o novo universo digital
que se fortalece a cada dia. A nova realidade é que a música passou a ser
encontrada de forma legal pela internet, e quem não se adaptar rapidamente a
esse novo e gigantesco mercado, será em bem pouco tempo, carta fora do baralho.
Com essa
mudança toda e todas essas novidades surgiu uma grande dúvida na galera que tem
seus trabalhos solo, ou que tem projetos de lançar um trabalho com suas bandas.
E aí a
galera que quer entrar no mercado musical ficou com as seguintes dúvidas:
1 - Consigo
subir minhas músicas direto pros players de música streaming como Spotify,
Deezer e iTunes?
R: Não. Por
uma série de questões que envolvem distribuição, direitos autorais e etc., não
é possível subir seu repertório diretamente pros players online.
2 - Então como eu faço pra tocar minhas músicas
no iTunes, Deezer, Spotify, Youtube, etc.?
R: Você irá
precisar distribuir suas músicas ou por um selo ou gravadora, ou diretamente
com sites como CDBaby, OneRpm, etc. Mas o final desse artigo você lê na próxima
semana COM EXCLUSIVIDADE, aqui mesmo no News Gospel!
Não perca a parte 2
desse artigo que explicará as vantagens e desvantagens de se distribuir através
dos selos e gravadoras, ou diretamente por um dos serviços citados acima!
Fonte
consultada: IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica)
Sobre o autor: Beto Byron começou sua carreira profissional 1992 como Cantor, compositor e multi-instrumentista e tem 2 cds gravados, sendo um pela BMG Ariola, e outro pela Line Records. Como produtor multimídia, em 2001 tornou-se o primeiro profissional certificado em Video e sound STREAMING do Brasil pela Real Networks, criadora do player (Rdio). Foi evangelista tecnológico oficial da Macromedia, e precursor das produções multimídia no país, influenciando toda uma geração de profissionais. Deu aula nas faculdades da Cidade, no Instituto Infnet e na ESPM RJ, no curso de portfólio que não é dado por professores, mas sim pelos melhores profissionais do país em suas respectivas áreas. Atualmente, é diretor de projetos multimídia no campo de E-learning, desenvolvedor de produtos digitais e CEO da ATNA Editora Musical, em parceria com a Universal Music. Ele também é membro votante da Latin Grammy Academy.
Deixe o seu comentário!